Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de abril de 2011

In Memorian de Adilson Pinto de Camargo "Adilsão"

Itapetininga, 29 e Abril de 2011


R.I.P - Adilsão






Como podemos definir uma amizade? Quais termos se aplicam a um amigo de verdade? Eu não sei, mas te digo que quando uma pessoa esta ausente ou pior, quando esta padece e ao decorrer dos dias a mente da gente percebe que nunca mais voltará a vê-la, ah não ser em outro plano ou em outra vida, é que começamos entender tais coisas que antes não dávamos conta ou não queríamos prestar atenção em coisas simples, por que o ser humano na maior parte do tempo da sua própria vida, ele é egoísta, só pensa em si próprio, até mesmo por que vivemos num mundo capitalista e consumista, neste mundo nascemos e meio que já nos criaram de uma forma em que quando perdêssemos a inocência, nós fizéssemos tudo ao nosso bel prazer e conforme os anos vão passando é que começamos a compreender a razão da nossa existência e as coisas mais importantes que temos que tentar prezar durante a vida, que são o amor, o respeito, a amizade, enfim sentimentos comuns que no século 21 vem se perdendo.

Por isso de tanto se perguntar: Por quê? Por quê?Por quê? E continuar sem resposta, eu decidi parar de se perguntar: Porquê? Por quê? Por quê?

E devem estar imaginando qual será o motivo desta dúvida minha né? Mas isto, não vejo que será necessário dizer, pois tal dúvida só pode ser de algo trágico que aconteceu, de algo precoce, então prefiro não me aprofundar muito nesta questão, até mesmo para que assim eu possa lembrar da vida e não da morte de Adilson Pinto de Camargo, e este não nasceu numa manjedoura, não teve visita de 3 Reis Magos, mas no dia 04 de janeiro de 1979 venho ao mundo e tinha vindo para ficar, como a maioria dos que nascem, porém mal sabia que os obstáculos do mundo iam ser gigantes perante este Davi, que embora se chamasse Adilson, era bravo, destemido, corajoso quem nem Davi, só que há coisas que nos pegam de surpresas, há golpes que infelizmente nos acertam de cheia e quando acertam e na maioria das vezes acertam, aí caímos nocauteados, mas há também alguns pensamentos positivos que os nossos corações nutrem no subconsciente para que quando chegue este momento possamos continuar na lida, mas no momento que este golpe o pegou de surpresa, estes pensamentos lhe faltaram, não sei dizer se as virtudes que tinha que eram tantas, tinham sido vencidas pelas fraquezas que todo homem têm, por que o que transpareceu para mim é que aquele golpe não o pegou de surpresa, enfim pareceu que estava à espera dele só pra cair na lona e não se levantar mais, será o cansaço de tanto lutar? Será a falta de esperança no amanhã? Será que lhe faltaram os amigos que se diziam ser tais pra ele?



Eu novamente não sei lhes dizer, só sei que no dia 24 de junho de 2009, a idéia que tinha vindo pra ficar, mudou e pra muitos se pensar bem a ficha não caiu até hoje, pelo menos pra mim não, por isso a minha dúvida era e é e sempre será tamanha, seria até mesmo se fosse atropelado e chegado por causa disso ao óbito, seria do mesmo jeito se o tivessem matado, mas é ainda maior por que ele próprio tirou a sua vida e sem exageros e sem mentir, até mesmo quando tomou esta atitude, foi de uma forma consciente, decidida, pelo modo que descreveram como encontraram o seu corpo eu posso dizer que ele foi muito corajoso, mas eu sei que sempre alguém vai vim com demagogia e vai dizer que foi covarde, que não enfrentou o problema, porém pelo o que ele sempre foi, só chegou a tal ponto, por que não viu mais alternativas e viu que estando vivo poderia cometer algo bem pior do que tirar a própria vida, por isso antes de julgarmos alguém, temos que primeiro descobrir as razões que levam uma pessoa a tal ato, mas não serei eu que irei fazer isto, por que o motivo que me levou à escrever do Adilson, que entre nós era chamado de “Adilsão” é simples, enfim é manter a lembrança dele viva, não deixar que ela pereça, não deixar apenas para que os familiares se lembrem da incrível pessoa que ele foi, não deixar apenas que o seu filho Gabriel cultive as lembranças de seu pai, não deixar que só a sua ex-mulher mantenha ele na memória e sim que todos saibam que ele existiu e que aqui no mesmo solo que eu piso, ele pisou e se fez presente e merece ser lembrado sempre.



Nos seus últimos dias de vida, notava-se um olhar sem brilho, até mesmo sombrio, sabe quando você olha uma pessoa e tem aquele pensamento: Este ser esta planejando fazer alguma coisa da qual não será boa, então ele estava assim, porém ninguém percebeu, eu não percebi, aliás já sabíamos o que se passava em sua mente, mas mesmo assim deixamos os problemas dele se tornarem uma bola de neve e quando esta se torna o que descrevi, aí sai da frente por que ela irá atropelar quem estiver a impedindo de avançar ladeira à baixo e literalmente o Adilson estava com uma âncora no pé, pois não conseguia de forma alguma emergir de estado em que se encontrava, só Deus e ele sabem o que se passaram em sua mente nestes últimos dias, afinal nós que vivíamos de certa forma ao seu lado também tínhamos uma noção, só que alguns apenas achavam que o chamando para tomar umas cervejinhas iria resolver, outros para coisas piores e eu como muitos pensei: Ah, logo tudo volta ao normal, afinal algo parecido anteriormente já tinha acontecido e não foram uma, duas vezes e sim várias e várias vezes, então logo a maré baixa e tudo volta à tranqüilidade, eu achava que não me intrometendo em sua vida pessoal iria ajudar em alguma coisa, até mesmo por que criaram-se ditados desde os tempos primórdios, que alguns a gente as vezes segue a risca e deve ser por isto que perante à este turbilhão de emoções eu fiz uma escolha, não fazer nada, achando que não fazendo nada, ele encontraria a luz da saída para o momento obscuro em que estava passando, mas isto não ocorreu como eu imaginava, senão a ligação em que recebi na tarde do dia 24 de abril seriam de boas notícias, o que não foi e agora eu me pergunto: Por que logo ele? Por que eu não fiz nada? Respostas eu sei que não terei, mas pelo menos hoje eu penso em como somos falhos como amigos, em como as vezes deixamos coisas importantes passarem despercebidas, em como a palavra amigo é distorcida, muitos acham que são privilegiadas por fazer bastantes amizades, por ter varas amizades, mas quando uma das várias precisa de um ombro amigo, cadê este ombro, precisa de uma palavra de conforto, cadê esta voz aconselhadora, por isso que à cada dia perdemos pessoas fantásticas, pois na maioria das vezes somos egoístas, não queremos sentar para ouvir os problemas dos outros, sendo que temos os nossos próprios e assim nos esquecemos que ser amigo não é só quando este te chama para dar uma volta de carro, te chama para gandaia e pra tomar todas, te chama só quando as coisas estão mil maravilhas, por que amigo a gente só será quando este mais precisar de um amigo, aí mostraremos que somos amigos no sentido verdadeiro da palavra.



Agora sei que não o verei mais nas excursões em que ambos já estivemos no fundão do mesmo ônibus, fazendo algazarra, cantando, pulando sem parar ou até ficarmos com as vozes danificadas de tanto gritar, sei que não o verei nos churrascos em que ele próprio temperava a carne e tomava conta da mesma, sei que não o verei mais jogando um bilhar ou apenas espairecendo a mente num bar, sei que não o verei mais em baixo do palco sentindo orgulho do seu maninho estar representando o lugar em que ambos moram,que é a Vila Piedade, cantando o Rap em que ambos adoram, eu sei que não terá a oportunidade de ouvir o CD novo dos Racíonais, pois é o grupo de Rap em que ambos somos fãs e por coincidência ou destino compartilhamos do mesmo signo, o que me leva à ter uma noção de muitas coisas que ele pensou e que pensava, até mesmo por que não sou muito diferente dele, sabe aquele ser que se estiver contigo jamais irá te deixar na mão, jamais irá te deixar falando sozinho, este era ele e este sou eu, por isso eu sei que ele está em algum lugar por aí caminhando, seja de noite ou de dia, eu sei que ele deve estar sorrindo em algum canto deste imenso planeta, sabendo que ele era um ser humano comum, apesar de ímpar e único, um ser humano semelhante à milhares que existem neste mundo, e se você tiver um amigo ainda vivo semelhante ao meu que já não se encontra mais entre nós, um amigo que parece aquele tiozão chato que vive te enchendo de conselhos e você não segue nenhum, um amigo que parece ser o irmão mais velho que sempre te protege, um amigo que tem espírito de liderança e que você admira isto nele, então não deixe que o mesmo que aconteceu com o meu amigo, chegue acontecer com o seu, seja amigo mesmo e quando este precisar, esteja ao lado dele, por que apesar de transparecer que este nunca precisará, te digo por sermos todos seres humanos e humanos são sujeitos à errar constantemente e também é instável e imprevisivel, ninguém sabe o dia de amanhã, por isso eu te digo que um dia este precisará de você, assim como o meu precisou só que não percebemos ou não quisemos perceber, enfim o que aconteceu já aconteceu, devemos tirar uma lição disto e esperar que o mesmo que aconteceu, jamais torne acontecer, ele ou este que está do seu lado pode não mudar o mundo mas te garanto que ele ou este aí ao seu lado, de certa forma colocarão na direção certa aquela pessoa que fará a diferença no mundo, agora não me perguntem como, pois eu não sei, porque a vida é cheia disso né?



Nas minhas últimas lembranças do Adilsão, prefiro às quais estava sorrindo de forma sarcástica, mas uma sempre invade as minhas lembranças, que é dos teus olhos fechados, deitado sob flores, rodeado de pessoas que em vida algumas até proferiam palavras condenatórias, julgadoras e preconceituosas e acho que só estavam no velório conferindo se estava morto mesmo ou estavam percebendo o quanto era importante para várias pessoas e devido à isto se sentiram envergonhadas de um dia de tais comentários, mas isto acontece em todo lugar, porém além destas pessoas também estavam os seus amigos, estes que foram falhos contigo embora sempre foram amigos, inclusive eu, estavam os seus familiares, a sua mãe que sentiu e sente e sempre sentirá a sua perda mais do que qualquer pessoa do mundo, por que uma mãe realmente jamais têm que enterrar o seu filho e ela o enterrou e sente até agora por isto, ainda não se recuperou e creio eu que nunca se recuperará deste outro golpe que a vida desferiu, só irá ter a sua vida de volta depois que Deus chamá-la para o reencontro com o seu filho, até lá ela e todos nós o manteremos vivo nas lembranças e no coração, mesmo que as vezes fotos, vídeos tenham que desempenhar o papel de reavivar a memória, até lá... Adilsão, meu irmão... Esteja em paz !!!

Sem mais,

Obrigado pela atenção!!!

Reginaldo Rodrigues Sampaio “OdlaN PerdutO” (The DlaN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário